MeuMySQL Blog is now at http://blog.mdnsolutions.com/.

Friday, November 28, 2008

A grande roda da tecnologia da informação


'É, as coisas não são mais como antes.", diria qualquer empresário qüinquagenário. E de fato ele tem razão. As mudanças que tanto ele, quanto todos nós acompanhamos nesses últimos anos alteraram drasticamente todas as formas de interação entre as pessoas. Sejam elas no dia a dia, nas relações sociais, no mercado de trabalho ou nos negócios. Hoje em dia já temos uma visão clara do que já está estabelecido e do que está por vir quando falamos de tecnologia.

A matéria-prima, os fornecedores, os equipamentos ou qualquer coisa que seja necessário para uma empresa produzir esta ao alcance de todos, e ter uma fonte "ultra secreta" de qualquer material ou serviço já não proporciona grandes vantagens competitivas. Afinal, os preços, produtos, embalagens e qualidade são muito semelhantes, e apesar variar entre uma empresa e outra ainda assim se mantem em um alto padrão. Então o que faz o cliente optar por uma empresa ou outra? Uma empresa conseguir cumprir prazos e metas e outra não?

Para conquistar clientes, melhorar processos e obter um ganho maior em uma margem de lucros tão apertada a empresa tem que recorrer a softwares para promover melhorias em sua organização e modelo de trabalho. Neste projeto analisamos como uma empresa utilizou da tecnologia, leia-se software, para melhorar desde o seu almoxarifado, passando pelo controle da produção dos seus funcionários e otimizando sua contabilidade e folha de pagamento. Obtendo com tudo isso justamente uma margem de lucros maior, e um controle maior sobre seus processos e prazos.

Diante dos avanços tecnológicos, os empreendedores aliaram-se à informática para suprir suas necessidades e expandirem seus negócios, customizando tarefas e acelerando processos. Ao longo do tempo, com os softwares cada vez mais integrados às empresas, facilitar o acesso às informações relevantes é uma necessidade fundamental.

Há mais de 50 anos foi dado o primeiro passo, e é impossível parar de girar essa grande roda tecnológica. Estejam todos à postos para correr, porque não tem hora nem local para parar.
Boa sorte a todos.